Com milhares de doses da vacina contra a Covid-19 já em solo catarinense, o governo de Araranguá divulgou que está com a estrutura pronta para a primeira fase de imunização da sua população. De acordo com o Estado, os municípios devem receber o medicamento nesta terça-feira, 19 de janeiro.
Secretaria de Saúde de Araranguá anunciou nesta segunda, 18, que a previsão para o início da vacinação contra o coronavírus é pra a próxima quarta-feira, 20 de janeiro. “Para a primeira fase, com uma população alvo estimada em 3.770 pessoas, contaremos com 14 salas de vacina, 29 vacinadores, cinco câmaras conservadoras e 12 geladeiras exclusivas para a vacina”, enumerou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Cláudia Bertoncini Zanette.
Neste momento, a prioridade será para trabalhadores da saúde, pessoas de 75 anos ou mais e pessoas institucionalizadas (que necessitam de moradia) com 60 anos ou mais. Nove mil seringas e agulhas estão disponíveis para a primeira etapa da vacinação.
Segundo o secretário de Saúde, Dr. Henrique Besser, foi programado um reforço progressivo de acordo com as necessidades de mais locais para vacinação. “Por exemplo, um drive-thru na Cidade Alta e horário estendido de algumas unidades, além do horário de funcionamento em algum sábado para atendimento em todas as unidades da rede pública, caso necessário”, informou. A vacinação acontecerá em todas as unidades de saúde de Araranguá.