Responsável pelos trabalhos de pavimentação do trecho da BR-285 em Timbé do Sul, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) informou que deslizamentos causados pelas constantes chuvas registradas nos últimos dias na região ocasionaram na alteração de horários dos comboios que são realizados para subida e descida da Serra da Rocinha.
Desde a retomada das obras da BR-285 após o recesso de final de ano, DNIT tem organizado o trânsito no trecho da Serra da Rocinha via sistema de comboio, de modo que seja possível a continuidade da pavimentação nos cinco quilômetros finais do segmento que faz ligação com o município gaúcho de São José dos Ausentes.
Nesta sexta, 22 de janeiro, a primeira subida teve horário alterado das 5h30min para 9h, enquanto a descida passou de 6h30min para 9h30min. Até o momento, os comboios da tarde estão com horários mantidos: 18h para subida e 19h para a descida.
Trechos concluídos
Nos 22 quilômetros do lote catarinense, os trabalhos estão 90% concluídos. Foram entregues, em outubro de 2020, o Contorno e a Travessia Urbana de Timbé do Sul, totalizando 9 quilômetros de pista asfaltada e duas pontes.
Na Serra da Rocinha, 8 dos 13 quilômetros já contam com pavimento rígido de concreto e barreiras de segurança, tendo sido iniciada a implantação da sinalização vertical, que são as placas de trânsito para advertir, regulamentar e indicar a forma correta para a movimentação de veículos; e horizontal, que é realizada através de marcações no pavimento para tornar a operação da rodovia mais eficiente e segura. Também estão prontos os quatro viadutos.