Prefeitura de Araranguá divulgou no final da tarde desta sexta, 22 de janeiro, que as escolas municipais da região retornarão no dia 1º de março. De acordo com as informações, a decisão foi tomada em comum acordo entre os prefeitos membros da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), após reunião realizada na quinta, 21.
Em Araranguá, para garantir a segurança sanitária e manutenção da saúde, o prazo foi estendido para que a secretaria de Educação realize um levantamento, por unidade escolar, da realidade de cada aluno com relação às condições de volta às aulas presenciais para uma retomada com o máximo de cuidados possível.
Aqueles que estiverem aptos às aulas presenciais ainda poderão optar por esta modalidade ou pelas aulas remotas. Para isto, os responsáveis devem assinar uma autorização e enviar à unidade escolar.
Os que optarem pelas aulas nas escolas não podem somar mais de 50% da ocupação anterior à pandemia. E mesmo assim, as aulas cumprirão um revezamento destes alunos, provavelmente tendo aula semana sim, semana não, nas escolas.
Outra preocupação das autoridades e dos pais é com relação ao transporte escolar. Este voltará à ativa disponibilizando 30% de sua capacidade. Como sempre acontece, os professores retornam antes dos alunos às suas escolas. No dia 3 de fevereiro, os profissionais da educação municipal devem se apresentar às suas escolas.