Sala dos municípios, Núcleo de empreendedorismo, Plano de desenvolvimento e, com previsão para conclusão ainda este ano, a Cidade Universitária. Através de projetos inovadores e da sua própria história, a Unesc vem mostrando que pode ir muito além do papel de educação e formação profissional. Em roteiro pelo extremo sul, a reitora Luciane Bisognin Ceretta ratificou a intenção em formar parcerias e solidificar a presença da instituição na região.
Um dia de muitas visitas, contatos e formação de parcerias entre Unesc e municípios do extremo sul catarinense. Nesta terça, 26 de janeiro, a reitora Luciane Bisognin Ceretta conversou com representantes de instituições públicas e privadas, com foco na aproximação e encaminhamento de novas parcerias.
Cidade Universitária
Com pouco mais de um ano da chegada da Unesc à Araranguá de forma física, através da abertura de seu campus, a universidade, em parceria com a Weber Empreendimentos, já se prepara para a entrega oficial de mais um grande projeto: o bairro planejado Cidade Universitária. “Com o projeto Cidade Universitária, a Unesc tem muitos projetos para os municípios do vale ainda este ano. Temos grandes expectativas para a Amesc em 2021. Em breve esta região terá o polo da Unesc ampliado em estrutura e inúmeras possibilidades”, explicou a reitora.
Parcerias para profissionalização
Em sua passagem por Araranguá, Ceretta e sua comitiva foram recebidas pelo prefeito César Cesa, que já tinha em mãos dados e projetos com as demandas necessárias ao município e que podem vir a ser sanadas pelas Unesc, como cursos profissionalizantes e estudos na área da piscicultura, maricultura entre outros. “Araranguá ganha muito com essa parceria”, enalteceu o prefeito. “Nós temos em Araranguá as melhores expectativas tanto na formação técnica quanto no aspecto de desenvolvimento da cidade. A Unesc não é só uma oferta de cursos, ela é um portfólio imenso de projetos que podem e devem ser aplicados aqui”, complementou Ceretta.
Saúde e inovação tecnológica
Em Sombrio, a comitiva da Unesc visitou a prefeita Gislaine Cunha, onde apresentou projetos em andamento para contribuir com o desenvolvimento social e econômico da cidade, entre eles o Núcleo de Empreendedorismo, o programa de residência em Saúde Mental, o Núcleo de Saúde Coletiva, além de projetos de inovação tecnológica voltados aos setores de agricultura e turismo. “Estamos à disposição da Unesc para estreitarmos laços e ampliar os diversos benefícios que ela pode trazer para a cidade, tanto nos serviços públicos quanto nos possíveis facilitadores para os sombrienses que lá estudam”, salientou a prefeita.
Plano de Desenvolvimento em pauta
Indo além das parcerias diretas com Araranguá e Sombrio, a Unesc mostrou sua intenção de contribuir com o extremo sul como um todo, através da concretização do Plano de Desenvolvimento Sócioeconômico da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense).
A reitora foi recebida pelo presidente da Amesc, prefeito de São João do Sul, Moacir Teixeira e o pelo presidente da Associação Empresarial de Vale do Araranguá (Aciva), Alberto Sasso, onde comunicou a possibilidade de buscar recursos públicos para a concretização do Plano de Desenvolvimento da entidade. “Recebi a notícia da reitora com muita alegria. Poderemos ter aqui na Amesc um Plano completo, onde todos os administradores terão uma ferramenta para oferecer aos investidores, sabendo detalhadamente quais são as potencialidades e onde investir em nossos municípios”, declarou Teixeira.
* Com informações da Agência de Comunicação da Unesc e AICOM – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing.