Saúde

Grupo de Jacinto Machado recruta doadores de sangue

FOTO (Divulgação): Interessados em ir ao Hemosc devem entrar em contato

Um grupo de doadores de Jacinto Machado está engajado em ajudar o próximo e a enfermeira Érica Souza, que coordena os voluntários, convida a todos do município que queiram fazer parte do grupo de doares de sangue, que entrem em contato pelo telefone (48) 99830-8817 para mais informações. O grupo vai ao Hemosc de Criciúma realizar as doações quinzenalmente. O transporte é gratuito e tem o apoio da secretaria municipal de Saúde de Jacinto Machado.

Para garantir a segurança das pessoas, a doação de sangue está funcionando com hora marcada, que pode ser por telefone ou agendamento direto no site.

Érica explica que a demanda de pessoas interessadas ainda é baixa, mas que futuramente espera ter viagens semanais para realizar as doações. “Com a pandemia da Covid-19, as doações de sangue diminuíram. Os estoques estão, em média, 15% abaixo do nível adequado, dependendo da tipagem sanguínea, por isso é tão importante ajudar”, explica a enfermeira.

Para ser um doador, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (jovens de 16 e 17 anos deverão estar acompanhados por um responsável legal) e pesar mais de 50 quilos. Não é necessário jejum, mas é recomendável uma alimentação sem gordura nas quatro horas antes da doação.