Economia Geral Moda

Lockdown no Estado obriga atacadista a adiar lançamentos da estação

As novas restrições impostas pelo governo do Estado para controle da pandemia do Coronavírus obrigou os atacadistas a adiarem os lançamentos outono/inverno, previstos para este domingo, 28. Havia ainda a dúvida se seria ou não possível a manutenção da abertura destes empreendimentos, mas, com o decreto informando do fechamento de serviços não essenciais nos próximos dois fins de semana, os próprios shoppings anunciaram o cancelamento.
De acordo com o decreto publicado hoje no Diário Oficial, estão ‘suspensos em todo o território catarinense, sob regime de quarentena, […] das 23h de 26 de fevereiro de 2021 às 6h de 1º de março de 2021 e das 23h de 5 de março de 2021 às 6h de 8 de março de 2021, os seguintes serviços e atividades: comércio de rua (exceto o comércio essencial), shoppings centers, centros comerciais e galerias, academias, centros e treinamento, salões de beleza, barbearias, cinemas e teatros, shows e espetáculos, bares, pubs, beach clubs, cafés, pizzarias, casas de chás, casas de sucos, lanchonetes e restaurantes, parques temáticos, parques aquáticos e zoológicos, circos e museus, feiras, exposições e inaugurações, utilização de piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas, agências bancárias, correspondentes bancários e cooperativas de crédito, eventos, inclusive na modalidade drive-in, e as reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluindo excursões, cursos presenciais, missas e cultos religiosos, serviços públicos considerados não essenciais, em âmbito municipal, estadual ou federal, que não puderem ser realizados por médio digital ou mediante trabalho remoto, concentração, a circulação e a permanência em parques, praças e praias, calendário de eventos esportivos organizados pela Fesporte, salões de festa e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados […].

Lançamentos cancelados

No extremo sul catarinense, são quatro os shoppings atacadistas que formam o roteiro de compras Moda Sul: Prime, Litoral Sul, Aravest e Portal.
Renato Oscar, presidente da associação de lojistas do shopping atacadista Prime, localizado em São João do Sul e o primeiro a receber os clientes vindos do Rio Grande do Sul, confirmou na tarde desta sexta a mudança na data de lançamento das novas coleções. “Com a publicação do decreto estadual, não vamos poder fazer o lançamento neste domingo e nem abrirmos no próximo fim de semana. Mas, na segunda o Prime estará aberto entre 7h e 17h”, explicou Renato.
Segundo explicou Renato, o Rio Grande segue em lockdown ao longo e limite de ocupação de 50% no transporte rodoviário intermunicipal e interestadual durante as próximas semanas, enquanto Santa Catarina está em lockdown no fim de semana. Desta forma, os shopping atacadistas estarão abertos ao longo da semana para receber principalmente os ônibus de agências e veículos particulares. “Vamos abrir de segunda a sexta, seguindo rigorosamente todas as recomendações, com distanciamento, álcool em gel, medição de temperatura, cuidados nas entradas, lojas, banheiros e restaurante”, salientou.

Economia regional afetada

Realizado pelo menos duas vezes por ano, os lançamentos são uma data essencial para a economia das empresas que atuam no mercado atacadista regional. Desta forma, o cancelamento do lançamento resulta em perdas econômicas ao longo de toda a cadeia produtiva. “O fato de não podermos abrir neste domingo nos afeta demais, economicamente. Normalmente, o domingo de lançamento é um bom dia de vendas. Não sabemos ainda o quão isso vai nos afetar. Vai depender do número de clientes que vão nos visitar ao longo da semana”, explica Renato.