O HUMOR DO LÍDER INFLUENCIA NA PRODUTIVIDADE DA EQUIPE
Imagine trabalhar para um líder rabugento e mal-humorado? Daqueles que você fica o tempo todo pisando em ovos? Quando sai de casa, já vai preparado para um dia difícil. Muito mais comum do que se possa imaginar, estes ambientes de trabalho liderados por pessoas imaturas emocionalmente, criam organizações tóxicas, equipes de baixo desempenho e colaboradores descomprometidos.
Você pode pensar que apenas um líder do “mau”, ou seja, aquele que tem a intenção de causar desconforto é quem pode trazer prejuízos tanto emocionais, quanto de produtividade para a sua equipe. Entretanto, isto é um equívoco. A maior parte dos líderes causam estes desconfortos no ambiente e uma produção menor do que a equipe é capaz também e, principalmente pela sua baixa maturidade emocional. Estando numa posição de liderança, é evidente que ele seja mais pressionado e que os níveis de estresse sejam maiores. Isto exige que ele esteja consciente do seu próprio funcionamento mental, das suas reações emocionais e que saiba autogerenciar os seus sentimentos. Não só o mau-humor, subproduto da raiva, é o vilão da história, o medo também é um agente gerador de incertezas e insegurança que também contagia o ambiente dando aos liderados a sensação de preocupação e ansiedade.
O líder é alguém que, basicamente é o responsável por criar e manter um ambiente no qual a confiança, o bom-humor, a segurança estejam presentes para que a equipe possa trabalhar num clima que proporcione um desempenho eficaz, produtividade e sinergia.
Mas como o Líder pode manter-se bem humorado diante de tantas demandas?
O autogerenciamento é a chave mestra para fazer a regulação das emoções quando elas aparecem. A receita básica do “Pare, pense e respire” funciona muito bem. Através da autoconsciencia, ou seja, a percepção de que um sentimento pode estar levando você a pensar e decidir no seu modo mais primitivo, guiado por instintos é o que pode refrear os impulsos automáticos que acionam comportantos descontrolados que podem minar o relacionamento com os liderados ou pares. Quando estamos sob pressão, o medo é a emoção mais presente, por isto a nossa respiração fica mais curta e rápida, dando ao cérebro recebe a informação de que estamos em perigo. Respirar profundamente, oxigena o cérebro, que entende que o perigo passou e assim podemos pensar de modo mais racional e fazer uma escolha mais adeaquada para a situação.
Quais consequências pode trazer um Líder o mau-humor do Líder?
Danbiel Goleman, num artigo escrito ara a Harvard Business Review, demonstra através de uima pesquisa , que até 30% dos reaultados financeiros de uma empresa são detreminados pelo clima organizacional. Estamos falando de quase um terço, medidos pelos principais indicadores de desempenho, como crescimento da receita, retorno sobre vendas, eficiência e lucratividade.
Some-se isto á Pandemia e teremos uma panela de pressão prestes a explodir
Como protagonista da história o líder é a principal fonte de contágio do mau-humor, o causador de uma infecção emocional que se espalhará entre as pessoas, podendo-se estender para diversos departamentos ou unidades inteiras. Quais as consequências da energia de um líder sobrecarregado, estressado, preocupado ou ansioso? Além dos prejuízos finaceiros, a saúde emocional de todos estará comprometida.
O que fazer para ser um Líder maduro Emocionalmente?
O autoconhecimento é o melhor recurso para auxiliar no aumento da maturidade emocional. Conhecer sobre o seu próprio funcionamento mental, padrões de comportamento, seu sistema de crenças e convicções sempre será a melhor solução. Somente sabendo quem somos, quais as nossas limitações mentais, e o quais as nossas reações diante de situações de pressão e estresse podem fazer com que possamos fazer mudanças de comportamento. Conhecer a nós mesmos, nos dá autonomia para fazer melhores escolhas e decisões mais adequadas.
Se você deseja saber mais sobre maturidade emocional, entre em contato conosco e conheça uma ferramenta poderosa para melhorar a sua qualidade de vida e seus resultados.
Fumiko Kouketsu
@fumikokouketsu