Cuidar das pessoas é levar atendimento médico e de enfermagem até o paciente acamado. A iniciativa da Administração Municipal de Ermo, através da Secretaria de Saúde, desloca todas as semanas uma equipe com médica e enfermeira para prestar o atendimento até os pacientes que precisam de um cuidado especial.
“Na visita, a gente é sempre muito bem recebida pelas famílias e percebe o quanto ficam felizes. No atendimento verificamos os sinais vitais, pressão arterial, saturação, frequência respiratória e cardíaca, faz um exame físico completo, o histórico médico, se os medicamentos que está tomando estão dando resultados, verificamos as queixas e o que o paciente está sentindo”, revela a médica Isabela Piazza Zanette.
Para o aposentado Wilmar de Souza, receber o médico em casa e muito bom. “O que a gente precisa, eles nos atendem, é remédio, consulta e sempre com a maior atenção. Não posso reclamar de nada”, afirma.
Dona Nair Ferreira, revela que antes não existia esse atendimento na casa e que agora tem. “Eu sei que todo mundo gaba o Ermo e por isso é o mais abençoado, porque conta com este serviço que é o melhor que tem. É pura verdade mesmo”, destaca.
A Técnica de Enfermagem Irene Batista salienta que a consulta familiar vai além de uma visita profissional. “A gente vai até a casa do paciente para ouvir, dar uma atenção especial, isso é gratificante. Eu considero que metade do atendimento é ouvir o paciente”.
O Prefeito Paulinho Della Vechia destaca que o atendimento domiciliar é o jeito que a administração encontrou para levar a saúde mais perto dos moradores. “Esse é o jeito do Ermo, de tratar os seus moradores com o carinho e atenção que eles merecem, sem precisar se deslocar de suas casas. Com a contratação de uma médica da família, podemos dar essa visita ao paciente acamado”, finaliza.
Foto: Eduardo Trajano