Campus celebra a data no próximo dia 05/04 com plantio de mudas e solenidade festiva
O Instituto Federal Catarinense – Campus Santa Rosa do Sul completa, no próximo dia 05 de abril, 30 anos do início de suas atividades. As comemorações pelo aniversário da Instituição acontecem na mesma data, das 13h às 17h, em sua sede, na localidade de Vila Nova, e contarão com plantio de árvores, solenidade festiva, bolo comemorativo e apresentação do GTC Danças e Andanças.
O IFC Santa Rosa do Sul é conhecido pela excelência no ensino agropecuário, já tendo lançado no mercado de trabalho mais de 2700 técnicos e técnicas em agropecuária em três décadas de história, além de dezenas de engenheiras e engenheiros agrônomos, contribuindo para o fortalecimento do setor e o desenvolvimento socioeconômico da região. Possui área total de 204 hectares e estrutura com mais de 23 mil m² de área construída, incluindo 16 laboratórios e uma Escola Fazenda com ambientes de ensino e aprendizagem.
A Instituição vem se fortalecendo e expandindo sua atuação ao longo dos anos, cumprindo a missão de proporcionar educação profissional de qualidade, por meio do ensino, pesquisa e extensão, comprometida com a formação cidadã, a inclusão social e o desenvolvimento regional.
Além do curso técnico em Agropecuária integrado do Ensino Médio, carro chefe da Instituição, estão em andamento os cursos de graduação em Engenharia Agronômica e Zootecnia, e de Educação de Jovens e Adultos integrado à Educação Profissional e Tecnológica (EJA EPT), num total de 1049 estudantes matriculados.
Os cursos ofertados são gratuitos e a Instituição ainda dispõe de moradia estudantil para 240 estudantes, além de um programa de assistência estudantil voltado ao acesso e aproveitamento pleno da formação acadêmica de alunos e alunas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio da concessão de auxílios.
Um pouco da história do IFC Santa Rosa do Sul
A construção de uma escola na região do atual município de Santa Rosa do Sul – na época pertencente a Sombrio, era um dos planos que fazia parte do grande projeto da Superintendência do Desenvolvimento da Região Sul (SUDESUL), autarquia federal vinculada ao Ministério do Interior que tinha como finalidade planejar e promover a execução do desenvolvimento da região sul do país. A escola foi concebida, em princípio, para oferecer o curso técnico agrícola com o currículo voltado fortemente para a área de drenagem e irrigação.
A Instituição foi inaugurada em 5 de abril de 1993, denominada Escola Agrotécnica Federal de Sombrio por meio da Lei nº. 8.670, de 30 de junho de 1993, com o objetivo de atuar como uma unidade de ensino descentralizada da Escola Técnica Federal de Santa Catarina, localizada em Florianópolis. Foi transformada em autarquia federal, com a mesma denominação de Escola Agrotécnica Federal de Sombrio, em 16 de novembro de 1993, e entrou em funcionamento no dia 28 de março de 1994.
Com a Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, transformou-se em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Sombrio (hoje Campus Santa Rosa do Sul) e passou a oferecer também cursos superiores à comunidade.
Em 2009, com a necessidade de expandir as ações efetivamente para o município de Sombrio, que despontava como polo microrregional, foi inaugurada a unidade descentralizada urbana, chamada inicialmente Núcleo Avançado de Sombrio, posteriormente Unidade Urbana de Sombrio e, a partir da ampliação da Rede Federal, em 2014, denominada Campus Avançado Sombrio.
No campus Sombrio, são ofertados atualmente os cursos técnicos em Informática para Internet e de Hospedagem integrados ao Ensino Médio, cursos superiores de tecnologia em Gestão de Turismo e Redes de Computadores e de licenciatura em Matemática.