Ação é realizada desde o período de férias e foi finalizada nesta semana.
Morro Grande/SC
A Defesa Civil de Morro Grande, em parceria com o Departamento de Turismo do município realizou a instalação de placas em dez locais de perigo para banho de rio.
Instalado na passagem do Rio Manoel Alves e Rio Saltinho, as placas foram colocadas em diversas comunidades informando o perigo devido a profundidade desconhecida, fluxo e ausência de salva vidas, por serem rios de atividade comum. “Esta ação da Defesa Civil Municipal e Turismo de Morro Grande visa proporcionar lazer com responsabilidade aos que usufruem das belezas naturais do nosso município”, relatou o prefeito de Morro Grande, Clélio Daniel Olivo.
Segundo o IBGE, no município também existem mais de 200 propriedades como característica de sítios, sendo utilizadas, com maior frequência, em finais de semana, feriados ou datas festivas. Com o calor, visitantes seguem aos rios de Morro Grande devido a água límpida, paisagens e turismo. Os rios límpidos também enganam devido profundidade, pedras e superfícies escorregadias. “As pessoas se reúnem, mas não conhecem o ambiente. Tivemos morte por afogamento em diversas situações como em 2022 e no início de 2023. Por isso, pensamos em alertar com as placas para que tenham mais cuidado e deem destino certo ao lixo utilizado, quando vão aos rios. Mesmo assim, pedimos sempre atenção e que os banhistas tenham cautela ao usufruir do ambiente”, destacou o coordenador da Defesa Civil de Morro Grande, Eder Luís Dal Toé.
É importante informar que além de serem locais de lazer, algumas destas propriedades são particulares e áreas de APP. Quem invadir estes espaços, estarão cometendo duas irregularidades, sendo uma por invasão e outra por destruição da mata ciliar.
Fotos: Marcelo Crepaldi.
Texto: Giorgia Daniel – SC 3523 JP
Siga no instagram @pref.morrogrande e no facebook /prefeituraMG