A Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio, através da Vigilância Sanitária, está realizando uma forte fiscalização em comércios, em decorrência do aumento dos focos do mosquito transmissor de dengue.
O trabalho já é realizado rotineiramente nas residências, mas com o aumento das chuvas nas últimas semanas, a fiscalização se intensifica. O trabalho é realizado primeiramente pelos agentes de endemias que, ao constatarem durante as visitas de rotina que existem focos do mosquito, orientam os donos de estabelecimentos aos procedimentos corretos de armazenamentos de objetos, cobertura de caixas d’água e outras ações para evitar a propagação do Aedes Aegypti.
Quando os locais não realizam as adequações, a Vigilância Sanitária vai até o local e acompanha as modificações. Na última semana, uma borracharia que já havia sido notificada mais de uma vez, foi fechada pela Vigilância, após o recolhimento dos pneus que não estavam acondicionados corretamente e de sua flambagem.
A equipe da Vigilância ressalta a importância da união de todos para o combate à dengue. É importante verificar os pátios em busca de possíveis criadouros do mosquito, de qualquer lugar onde possa ser acumulada água, como pratinhos de plantas, garrafas e pneus.
Além das residências, os locais considerados estratégicos pela fiscalização são cemitérios, ferros velhos, borracharias, empresas de material de construção e outros ramos que possam acumular água em seus depósitos.