Estimativa da EPAGRI aponta que em alguns municípios a perda foi de 50% na produção de banana após passagem do ciclone
No último fim de semana, o deputado Zé Mílton realizou uma visita às cidades da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), e, conversou com os técnicos da EPAGRI, para avaliar os estragos provocados pelo ciclone recente e discutir a implementação de ações de apoio aos produtores locais. Durante uma visita, o parlamentar esteve em Praia Grande e Santa Rosa do Sul, onde se encontrou com os bananicultores afetados pela catástrofe.
A passagem do ciclone ocasionou muitos estragos nas áreas produtoras de banana da região, causando prejuízos aos agricultores. De acordo com dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e
Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), estima-se que houve uma perda de 40% a 50% na produção de banana.
O deputado Zé Mílton percorreu as áreas sob observação, ouvindo as demandas e preocupações dos produtores de banana. Em Praia Grande e Santa Rosa do Sul, ele esteve em propriedades de bananicultores, buscando entender as necessidades emergenciais e discutir estratégias de recuperação da atividade agrícola.
Durante os diálogos, foram abordados temas como o programa Recupera para os produtores, a fim de auxiliá-los na manutenção das plantações e na retomada das atividades. Além disso, discute-se a possibilidade de incentivos fiscais e medidas de apoio técnico, visando fortalecer a cadeia produtiva da banana na região. ‘”Os agricultores da região têm sofrido com frequência perdas devido às intempéries climáticas, sobretudo os bananicultores. Sendo assim, é crucial que as ações necessárias sejam tomadas de forma ágil e eficiente, garantindo o apoio necessário aos agricultores”, defendeu Zé Milton, que estará em conversa com o secretário de Agricultura para debater as possíveis ações de auxílio ao setor.