Geral Turismo

Famílias de Jacinto Machado concluem curso de Turismo Rural

Foi realizada na última terça-feira, dia 08, a confraternização de encerramento do Curso de Turismo Rural promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) com o apoio do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul e da Prefeitura Municipal de Jacinto Machado, através das secretarias de Turismo e de Agricultura. A cerimônia de entrega dos certificados reuniu autoridades e representantes dos parceiros que apoiaram financeiramente a realização do curso: Sicoob Credija e Cresol.

De acordo com Aline Hahn Fernandes, Extensionista Social da Epagri de Jacinto Machado, “o curso foi de grande importância para todos os envolvidos, sendo que o objetivo principal, que é a capacitação de agricultores para o segmento de turismo rural, foi atingido, bem como, o envolvimento das parcerias em todo o processo e no apoio às famílias envolvidas, criando laços de cooperação e ajuda mútua entre os membros”.

O diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano, apresentou a cerimônia e o coordenador de Turismo do Geoparque, Juninho Nascimento, e o secretário de Turismo de Jacinto Machado, Luan Antonelli, participaram da mesa de autoridades. Ambos parabenizaram a Epagri pelo excelente trabalho junto às comunidades do município e destacaram em suas falas o quanto o curso foi fundamental para a qualificação do turismo na região e para estabelecer uma nova alternativa de renda para as famílias de Jacinto Machado.
Profissionais da equipe técnica do Geoparque participaram como instrutores. A formação teve carga horária total de 120 horas de capacitação. As aulas foram realizadas na sede do Sindicato dos Produtores Rurais do município.

Diferentes temas foram abordados com foco em preparar os agricultores para planejar e executar formas alternativas de desenvolvimento econômico de sua propriedade através da oferta de serviços como hospedagem, alimentação e atividades de lazer. O curso também qualificou os participantes para promover ações de preservação ambiental, primando pela ética e sustentabilidade. A formação incluiu ainda visitas técnicas e elaboração de um projeto para cada propriedade ao final do curso.

Fonte: assessoria de comunicação do Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul