Geral Segurança

Mais de 120 mulheres são orientadas sobre a Lei Maria da Penha e Rede Catarina de Proteção

Na tarde de terça-feira, 28 de agosto, 125 mulheres e quase uma dezena de homens de Meleiro compareceram em massa ao Centro de Convivência dos Idosos, para compartilhar do evento em alusão ao Agosto Lilás, “Café com Mulheres”, referente ao Agosto Lilás, mês de prevenção e conscientização pelo fim da violência contra o sexo feminino.

A programação contou com palestra do Cabo Jaqueline Oker Savi de Souza, da Polícia Militar, 2ª Cia de Turvo, que faz parte da Rede Catarina de Proteção à Mulher. Natural de Meleiro, Jaqueline expôs com muita clareza sobre a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e sobre a Rede Catarina, onde o botão do pânico tem sido um importante aplicativo, onde basta um click para identificar onde a vítima que está com medida protetiva seja localizada pela Polícia Militar. A policial destacou que em caso de emergência a vitima deve acionar sempre o número 190. Se não for emergencial poderá ligar para o número 180 que é número do Disque Denúncia e no qual não precisa se identificar.

Ao final da palestra, o Prefeito Eder Mattos dirigiu-se aos participantes destacando a importância de encontros como o que estava acontecendo. “Os tempos mudaram e que bom que existe uma rede de proteção às mulheres para acabar com a violência doméstica. O município será sempre parceiro para ações preventivas”, destacou. O evento contou ainda com a participação da Vice-dama de Meleiro, Elizete Schuvartz, secretária de Saúde e Ação Social, Elixsandra Mota, secretária de educação, Erica Nazário, Padre Victor José Grassi, vereadores Morgana Figueiredo, Joel De Luca e Anderson Scardueli.