Uma solenidade na manhã de terça-feira,19 de setembro, na Câmara de Vereadores, reunindo a imprensa regional, rádios, TV, jornais e mídia digital, autoridades municipais, membros da comissão de emancipação, vereadores, secretários municipais e lideranças ermenses, marcou a passagem dos 30 anos e Emancipação Político-Administrativa do Município de Ermo.
Ao lado do vice-prefeito Edson Zauer Leonardo e do presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Fagundes, o Prefeito Paulo Della Vecchia, fez uma prestação dos investimentos realizados em 32 meses de governo. Conforme relatou o prefeito, foram investidos cerca de R$ 30 milhões de reais em recursos do Estado, União e do Município, em obras e melhorias entregues a população, como: calçamentos, pavimentação asfáltica, aquisição de veículos, ônibus, máquinas, motoniveladora, retroescavadeiras, tratores, implementos para a agricultura familiar, ampliação do Posto de Saúde, Quadra Coberta da EEBM João Moro, ampliação e reforma do Estádio Escolástica Pagani Simon, Capela Mortuária, Ciclovia, passeios públicos nas ruas centrais e comunidades, área para o Distrito Industrial, aquisição de terreno para o Posto de Saúde de Morro do Soares e para construção das sedes do Conselho Tutelar e Centro de Convivência do Idoso, entre outros investimentos. O chefe do executivo também destacou os investimentos nos servidores, como os Professores Municipais, que receberam cursos e o pagamento do piso nacional da categoria, a realização de Concurso Público, entre outros investimentos. O prefeito de Ermo também falou sobre a federalização da SC 285, que vai trazer mais progresso ao município e todo o estado. “Teremos uma reunião no DNIT nesta semana e nos preocupa a questão da segurança de nossos moradores, mas vamos buscar o melhor caminho para que não traga transtornos e sim desenvolvimento”, afirmou.
DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO
A cereja do bolo, na solenidade dos 30 anos, foi o lançamento do Documentário ERMO 30 ANOS DE HISTÓRIA, produzido pela Senja Produtora, e projetado pela Administração Municipal, onde conta a história dos primeiros habitantes, o período de colonização, a passagem dos tropeiros gaúchos, a agricultura, a fé, o esporte e a Emancipação Político-Administrativa. A jornalista e publicitária Gisely Gomes e o Videomaker Eduardo Trajano, atuaram por 6 meses para montar o roteiro, captar depoimentos e imagens dos personagens, que contaram a história do Ermo antigo. Contribuíram com os relatos: Adair Nola, Jesualda Pavei Abatti, Janice Simon, Jiovani Nagel, Antônio Serafim, Altamiro Schimidt, Marcel Emerim, Renata Possamai e Natércia Fernandes. Após a apresentação do vídeo, os personagens e autoridades posaram para uma foto, encerrando a solenidade, com coquetel.
PROJETO É ELOGIADO
Na tarde de terça-feira, o prefeito Paulo Della Vecchia recebeu vários elogios pela produção do Documentário histórico de Ermo. Um deles foi do Coordenador do Colegiado de Cultura e Turismo da Amesc, Jorge Scandolara, “gostaria de aproveitar a oportunidade para expressar meus sinceros parabéns pelo material elaborado em comemoração ao aniversário do município. A qualidade e a produção estão evidentes, demonstrando o grande empenho e cuidado investidos nesse projeto. Está, sem dúvidas, à altura da importância da data que celebra a história e a cultura da nossa cidade. Parabéns a todos os envolvidos” afirmou Scandolara.