“Medida visa à preservação ambiental e ao apoio à pesca artesanal, beneficiando cerca de 700 famílias da região”
O Governo do Estado, atendendo uma solicitação do deputado Zé Milton e lideranças de Passo de Torres, autorizou, na última semana, o convênio de R$ 600 mil para a realização da obra de desassoreamento da Foz do Rio Mampituba, em Passo de Torres. A ação era uma das ações emergenciais para o município e de grande importância para a preservação ambiental, fortalecimento da atividade pesqueira e desenvolvimento econômico da região.
O desassoreamento, que é a remoção do acúmulo de sedimentos no leito do rio, desempenha um papel fundamental na restauração do ecossistema aquático e na melhoria das condições de navegação, beneficiando diretamente as mais de 700 famílias da região, que dependem da pesca artesanal como fonte de subsistência.
O deputado Zé Milton, que atuou diretamente na busca e liberação do investimento, comentou sobre a importância do projeto: “Esta é uma conquista importante para Passo de Torres e toda a região. O desassoreamento do Rio Mampituba não apenas preserva nosso meio ambiente, mas também garante meios de subsistência para centenas de famílias da cadeia produtiva da pesca. Como representante da região, Estou satisfeito em ver que nossos esforços resultaram nessa ação concreta em prol da comunidade.”
O convênio agora autorizado permitirá que uma empresa seja contratada para realizar o desassoreamento, garantindo que as embarcações possam navegar sem riscos para a tripulação.
O prefeito Valmir Rodrigues expressou sua gratidão pelo apoio recebido e ressaltou a importância desse projeto para a comunidade. Ele também reconheceu o empenho do prefeito em exercício de Passo de Torres, Altemir Cardoso, do secretário municipal de Pesca, Ademilson Batista, dos vereadores e lideranças que estiveram, com o deputado Zé Milton, fornecendo informações e sensibilizando o governo durante as reuniões técnicas e políticas que levaram à autorização do convênio.
“Essa é uma conquista significativa para a nossa comunidade, resultado do nosso compromisso com os pescadores, com a preservação do meio ambiente e em apoio às atividades econômicas locais. Meu muito obrigado ao Governador Jorginho Mello, aos secretários da Casa Civil e da Agricultura e ao deputado Zé Milton que não mediram esforços para que essa obra fosse realizada”, finalizou o prefeito.