Emoção e saudosismo marcou a sessão de segunda, 17, na Câmara Municipal de Araranguá, quando três projetos de lei de autoria do presidente, Luciano Pires, foram aprovados para nominar logradouros no Morro dos Conventos. É que três famílias que amavam e tinham história com a cidade e o bairro, foram homenageadas através de seus entes que darão nomes a duas ruas e o estacionamento central do bairro.
Segundo o presidente da casa, esta é uma maneira de tornar a contribuição destas pessoas eternizadas. “Esta sessão está sendo muito difícil para mim pois estas pessoas fizeram parte da minha história e da história do Morro dos Conventos e eram apaixonados pelo nosso paraíso o que demonstra respeito pela nossa cidade”, disse.
O primeiro projeto, denomina ”HENRIQUE GAIDZINSKI PEREZ” a atual Rua “3”, trecho compreendido entre a rua Júlio de Castilhos até a Avenina Beira Mar, no loteamento Morro Dos Conventos, na parte baixa. Henrique faleceu de câncer, em 28 de maio de 2022, aos 61 anos de idade, e veraneava no balneário desde a sua infância.
Já o estacionamento central, também na parte baixa do bairro, passará a se chamar ”LARGO JOENIO PIRES ” que era filho do ex-prefeito Eduviges Jovelino Pires e um dos fundadores da Fazenda São Jorge. “Não poderíamos deixar de citar que ele foi um militante político. Dedicou grande parte de sua vida a lutar por aquilo que acreditava, pela igualdade de oportunidades para com as pessoas que o procurava. Infelizmente, no dia 23/01/2023, aos 61 anos veio a falecer com uma doença que leva milhares de pessoas no mundo, o câncer”, justificou o presidente o projeto pedindo aprovação dos demais vereadores.
Enquanto isso, a atual Rua “1”, trecho compreendido entre a rua Júlio de Castilhos até a Avenida Beira Mar, no loteamento Morro Dos Conventos, na parte baixa, passará a se chamar ”VALQUIRIA EMERIM” – que foi uma das fundadoras da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Araranguá. Ela faleceu em 20 de abril de 2020, vitimada pela Covid-19, aos 82 anos.