Contempladas em 2020 com a possibilidade de implantação do parque ecológico do Morro dos Conventos, Araranguá e Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) enviou comitiva à delegacia da Capitania dos Portos, em Laguna, para poder dar continuidade ao projeto.
Nesta semana, comitiva formada pela coordenadora de Turismo e Cultura da Amesc, Helen Becker, secretário de Planejamento de Araranguá, Emerson Almeida e pela arquiteta Angélica Arcaro, responsável técnica pelo projeto, esteve em Laguna, na delegacia da Capitania dos Portos, para conhecer detalhadamente os requisitos legais necessários para viabilizar o anteprojeto para a implantação de um parque ecológico no farol do Morro dos Conventos.
Através da Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina), o projeto contará com um investimento de R$ 800 mil do governo do Estado. A estrutura de sinalização deverá contar com placas sobre a fauna e flora e de conscientização ambiental, e playground, executados com madeira de reflorestamento.
Nas edificações de alimentação, serviço de manutenção e banheiros serão utilizados containers móveis, seguindo a proposta de reaproveitamento e sustentabilidade, além de ser uma construção rápida e móvel. Estas estruturas deverão fazer parte de um projeto de concessão para a iniciativa privada. A coordenadora de Turismo e Cultura da Amesc, Helen Becker, sugeriu incluir o mirante do Farol nas Rotas Cênicas, projeto de grande visibilidade turística que agrega serra e mar, sendo a região Caminho dos Canyons indutora do projeto-piloto padrão no Estado.