Fundação Ambiental do Município de Araranguá (Fama) divulgou nesta sexta, 22 de janeiro, que pretende dar encaminhamentos para que o acesso à barra do rio Araranguá seja novamente permitido a veranistas e moradores que desejem desfrutar da área que apresenta grande beleza natural.
Há anos com acesso restrito, a barra do rio Araranguá teve seu acesso fechado ao público por decisão judicial devido à desordem causada por pessoas que não respeitavam o ambiente. Atualmente, o acesso é permitido apenas a veículos de fiscalização, segurança e pescadores cadastrados. Agora, de acordo com representantes da Fama, a intenção é permitir a reabertura. “O fechamento foi devido à decisão da Justiça Federal, porque anos atrás tínhamos muitos problemas com relação à circulação de veículos, som alto, festas, muito lixo e degradação das dunas”, relembra João Rosado, biólogo da Fundação Ambiental.
De acordo com Rosabo, A Fama conta com o apoio do prefeito Cesar Cesa em sua intenção de voltar a permitir o acesso da população à barra do Araranguá. “Estamos buscando junto ao Procurador Federal uma liberação controlada e com mais fiscalização, para que os turistas possam voltar a acessar a barra e visitar novamente o nosso cartão postal”, explica o biólogo. Um projeto está em fase de elaboração, de modo que as visitações ao local sejam reorganizadas e com maior controle, evitando ao máximo a desordem e com vistas à preservação ao meio ambiente.