Proteger, prevenir e salvar são ações que fazem parte do cotidiano de agentes da segurança pública. Mas quando a vítima socorrida é uma criança, a comoção e a gratidão são ainda maiores. Para os policiais Thiago e Zanatta passaram por essa experiência na tarde deste domingo, 7 de fevereiro, quando salvaram a vida de um bebê de apenas 40 dias.
Os sargentos Thiago e Zantta estavam no posto da PM no bairro Paraíso, comunidade de Bella Torres, em Passo de Torres neste domingo, quando uma mulher chegou com sua bebê de apenas 40 dias asfixiado e, de acordo com a PM, quase sem sinais vitais. Imediatamente, identificando que havia obstrução das vias respiratórias, os agentes realizaram a manobra de Heimlich.
Ainda no colo dos policiais, o bebê chorou, demonstrando ter voltado a respirar normalmente. Em seguida, agentes do Corpo de Bombeiros Militar foram acionados, dando continuidade ao atendimento, garantindo que tudo estava em ordem com a saúde da criança
Engasgo: saiba como agir em casos de emergência *
O engasgo é uma manifestação do organismo para expelir alimento ou objeto que toma um ‘caminho errado’ durante a deglutição (ato de engolir). Na parte superior da laringe localiza-se a epiglote, uma estrutura composta de tecido cartilaginoso, localizada atrás da língua. Funciona como uma válvula que permanece aberta para permitir a chegada do ar aos pulmões e se fecha quando engolimos algo, isso para bloquear a passagem do alimento para os pulmões e encaminhá-lo ao estômago. O engasgo é considerado uma emergência, e em casos graves, pode levar a pessoa à morte por asfixia ou deixá-la inconsciente por um tempo. Sendo assim, agir rapidamente evita complicações.
– Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica). A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
– Como agir em caso de engasgo em bebês:
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos. Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes. Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
* FONTE: Biblioteca Virtual em Saúde/Ministério da Saúde (bvsms.saude.gov.br)