O estrelado céu do extremo sul catarinense foi além dos costumeiros astros durante a madrugada desta segunda, 8 de fevereiro. Câmeras do canal Clima Ao Vivo (www.climaaovivo.com.br), em parceria com a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), captaram em Turvo a entrada na atmosfera de um meteoro pirulito.
O meteoro pirulito, termo informal e portanto não utilizado tecnicamente pelos astrônomos, entra na atmosfera terrestre menos brilhante do que outros, porém, o final de sua entrada é especial e caracterizada por uma explosão. Assim, o meteoro aparece no céu como um risco sustentando uma bolinha brilhante, semelhante ao formato de um pirulito.
A curiosa imagem do meteoro pirulito rasgando o céu de Turvo só foi possível porque o tempo estava bem firme. O ar frio de origem polar que chegou ao Sul do Brasil no primeiro fim de semana de fevereiro de 2021 causou uma queda da temperatura e da umidade do ar. Assim, pouca nebulosidade se formou sobre a região, permitindo uma ótima observação astronômica em grande parte do Sul do Brasil. Esta massa de ar frio chegou ao Brasil com força atípica para o verão.
Madrugadas geladas em pleno verão
Na madrugada do dia 8 de fevereiro, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou temperatura de 6,4°C em Bom Jardim da Serra, no alto da Serra de Santa Catarina, e de 6,8°C em General Carneiro, no Sul do Paraná.
Esse ar frio de origem polar já está saindo do Sul do Brasil e a tendência é de aquecimento no decorrer da semana.
Depois de um fim de semana estrelado e ensolarado, pancadas de chuva voltam acontecer a partir da tarde desta terça, 9, em todas as áreas do Rio Grande do Sul, no oeste e sul de Santa Catarina, e na região de Foz do Iguaçu, no Paraná. Pode chover um pouco no litoral do Paraná e de Santa Catarina. A partir da quarta, 10, as pancadas de chuva retornam sobre praticamente toda a Região Sul do Brasil.