Saúde

Entidades e prefeitura se unem para trazer UTI para o HDJ

FOTO (Fabrício Espíndola): Prefeita e presidente da Câmara se reuniram com secretário de Estado da Saúde

A Prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha, acompanhada do presidente do Legislativo, vereador Gean Albino, realizou na tarde desta segunda, 8 de março, de forma digital, uma reunião com o secretário de Estado de Saúde (SES) de Santa Catarina, André Motta, para reivindicar leitos de UTI para o hospital Dom Joaquim, que está há meses realizando projetos e documentações e aguardando aprovação final, inclusive com todos os equipamentos já disponíveis.

Além da prefeita e do presidente da Câmara, uma mobilização de entidades sombrienses foi realizada, com a participação das diretorias da Associação Comercial e Industrial de Sombrio (ACIS), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Câmara Municipal de Vereadores, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de Ministério Público (MP), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros (CBM) e do poder judiciário.

O objetivo é mostrar o interesse da população para receber a UTI, especialmente nesse momento de pandemia, em que há imensa necessidade de mais leitos para todo o estado e, na região, o estado tem encaminhado apenas para o Hospital Regional de Araranguá. “Estamos nessa luta há tempos e há uma série de barreiras a ultrapassar. E agora vamos ampliar os esforços pelo menos para Leito de UTI, nesse momento. Depois é vocacionar e seguir na luta para os leitos de UTI geral, que também estamos pedindo, mas não podemos mais esperar. A hora é agora”, comentou a prefeita Gislaine Cunha.

O secretário informou que tem interesse e pediu documentação da Prefeitura, urgentemente encaminhado para a SES, solicitando os leitos Covid. “Esse processo por vezes é feito de papéis pra cá e papéis pra lá e talvez faltava um encontro como esse, para esclarecer algumas coisas. Hoje mesmo elaboramos o documento e estamos encaminhando para Florianópolis, para análise imediata”, conclui a prefeita.