Recentemente as onze cooperativas que fazem parte da Federação das Cooperativas Agropecuárias de SC – Fecoagro, se reuniram em assembleia geral. A reunião aconteceu semipresencial para evitar aglomeração, devido a pandemia. Na assembleia foi escolhido novos membros do Conselho administrativo e fiscal.
O Presidente da Cooperativa Regional Itaipu, Arno Pandolfo, foi eleito presidente da Federação. Pandolfo vai comandar a Fecoagro até 2024 e substituirá Cláudio Post, presidente da Cooperativa Regional Auriverde. Vanir Zanatta presidente da Cooperja de Jacinto Machado é o novo vice-presidente; e a secretaria do conselho ficará com o vice-presidente da Cooperalfa Cládis Jorge Furlanetto.
O mandato do conselho de administração na Fecoagro é de 3 anos e em cada dois períodos de mandato tem sido alterando a composição dos cargos, mas sempre contemplando todos os membros das filiadas em um dos dois conselhos. Claudio Post, João Carlos Di Domênico e Romeu Bet, que deixaram as funções de presidente, vice e secretário, passaram para o conselho fiscal.
Vanir Zanatta ocupará o cargo de vice-presidente pela primeira vez e destaca que os trabalhos terão continuidade, com a participação dos conselheiros, de forma compartilhada, como sempre falou o presidente Arno. Seguindo os objetivos já traçados pelas filiadas. “A Fecoagro é de todos e a equipe precisa seguir unida”, destaca Zanatta.
Resultados Dados demonstram que no ano passado a Fecoagro avançou em suas operações, tanto na fábrica de fertilizantes como na Central de compras. O faturamento consolidado do balanço da Fecoagro teve um aumento de 20% sobre 2019, atingindo R$ 451,5 milhões e está possibilitando a distribuição às cooperativas mais R$ 5 milhões de sobras, após a dedução de todos os fundos estatutários.