Começa amanhã a vacinação contra a Covid-19 para idosos de 66 anos, em Sombrio, com mais um Drive Thru no Centro Multiuso Deldi Garcia, bairro Parque das Avenidas, como nas últimas três semanas, e nos postos da Boa Esperança e Guarita e, desta vez, com uma ação solidária proposta pela prefeita Gislaine Cunha.
“Pensamos em juntar o últil ao agradável e pedimos para osidosos que forem se vacinar, ou familiares que forem leva-los, de carro, leve até o local um quilo de alimento para que possamos, via Cras, através de cadastro, como temos organizado no nosso social, ajudar ainda mais as famílias carentes do município. É um momento de união, de empatia, de compaixão, para que possamos passar por essa pandemia que prejudica a saúde, o sistema de saúde e também a economia, assim, seguiremos os exemplos de Deus e jesus Cristo, repartindo aquilo que temos com quem mais precisa”, comenta a prefeita Gislaine Cunha.
A vacinação começa às 13h30 e deve ser rápida novamente, como na última semana, devido a organização da equipe comandada pela enfermeira Andrea Simon, coordenadora da campanha #VacinaSombrio.
De acordo com a secretaria de saúde municipal, as doses têm sido enviadas em pequenas quantidades e como quanto mais baixa a idade, existem mais pessoas aptas a serem vacinadas, as aplicações são feitas com apenas uma faixa etária por vez.
Além disso, segue acontecendo a vacinação para a segunda dose, dos que já estão aptos pra isso e para idosos que por algum motivo não conseguiram realizar a primeira aplicação em suas datas específicas. Para vacinar, é preciso levar documento de identificação com foto e cartões do SUS e de vacinação.
“Estamos na expectativa de receber quantias maiores de doses, para dar uma sequência mais rápida à vacinação. Mas é preciso aqui fazer um registro de agradecimento a toda a equipe de imunização pelo empenho, organização e dedicação. Agora com vacina contra a gripe e contra a Covid, quando todos pensavam que poderia dar uma confusão, todos mostraram uma capacidade organizacional exemplar e farão a aplicação das duas, de forma rápida e principalmente eficiente”, comenta o secretário municipal de saúde, Rafael da Silva Santos.
Nesta terça inicia a vacinação contra a Gripe H1N1 para crianças de 6 meses a menores de cinco anos, para gestantes e puérperas e para profissionais de saúde que já tenham feito as duas doses contra a Covid há pelo menos 14 dias.