Teve início esta semana a campanha de imunização contra Influenza H1N1, em Jacinto Machado. Nesta primeira etapa, quatro grupos prioritários estão recebendo a dose da vacina.
A campanha 2021 da imunização contra o vírus H1N1 foi iniciada na última segunda-feira, 12 de abril, pela secretaria municipal de Saúde de Jacinto Machado. A primeira etapa segue até o dia 10 de maio e a meta é vacinar 90% do público alvo da imunização.
Nesta etapa, estão sendo vacinadas crianças de 6 meses até seis anos, gestantes, puérperas (mulheres que acabaram de dar à luz) e trabalhadores da saúde. “Para não chocar a vacinação do H1N1 com a Covid-19, neste ano tivemos uma inversão dos grupos prioritários, em que os idosos irão ser vacinados na segunda etapa”, explica Edi Rodrigues Padilha, técnico em enfermagem e responsável pelo setor de vacinação da secretaria municipal de Saúde de Jacinto Machado.
Rickifer Barros da Silva, morador do bairro Figueira, não perdeu tempo e logo que soube da campanha já levou o pequeno Bernardo, de 2 anos e 11 meses, para receber a vacina. “Como ele voltou a frequentar a creche, tem sempre aquela preocupação. Então, resolvemos trazer para a vacinação”, declarou o pai.
Todos que fazem parte dos grupos prioritários podem procurar a sala de vacinas na Unidade Central de Saúde das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h, de segunda à sexta-feira.
Próximas etapas
Na segunda etapa, entre 11 de maio e 8 de junho, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais, e profissionais da Educação.
Já a terceira etapa acontece entre 9 de junho e 9 de julho, tendo como grupos prioritários pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo, passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema privativo de liberdade, população carcerária e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.