Quando um bebê nasce, além de todos os cuidados básicos de amamentação, troca de fraldas e muito aprendizado, há uma série de rotinas muito importantes para sua saúde.
O Teste do Pezinho, que deve ser feito entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê, é um exemplo. O exame realizado a partir do sangue coletado do calcanhar do recém-nascido, detecta doenças genéticas e metabólicas que podem comprometer a saúde da criança.
A realização do Teste do Pezinho é obrigatória em todo o país, para detectar precocemente doenças como fenilcetonúria, fibrose cística, anemia falciforme e outras. O diagnóstico precoce reduz as chances de que o recém-nascido tenha complicações graves e receba o tratamento através do Sistema único de Saúde – SUS.
Segundo a enfermeira Andréa Simom Martins, responsável pelo setor, o município de Sombrio tem registrado em média quatro casos positivos por ano. “Assim que o resultado positivo é identificado, o bebê e os pais são levados pela Secretaria Municipal de Saúde para o Hospital Joana de Gusmão, em Florianópolis, local de referência no estado de Santa Catarina para a intervenção precoce.”
Veja quais as doenças que podem ser diagnosticadas pelo Teste do Pezinho:
Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Fibrose Cística, Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias, Deficiência de Biotinidase; Hiperplasia Adrenal Congênita.
O Teste do Pezinho para os pequenos sombrienses é realizado de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas e das 13 às 16 horas, no Posto de Saúde do Parque das Avenidas.
A Secretaria Municipal de Saúde de Sombrio reforça a importância da realização do Teste entre o terceiro e quinto dia de vida do bebê, para garantir a eficácia do diagnóstico. “Muitos pais vêm até a unidade de saúde para o Teste do Pezinho fora do prazo correto, em algumas vezes quando o bebê tem mais de 20 dias de vida, reduzindo a chance de um diagnóstico ideal”, comenta a enfermeira.
É preciso levar a Declaração de Nascido Vivo ou a certidão de nascimento, os documentos de alta hospitalar, a Carteira de Gestante e o Cartão do SUS da mãe.