Começou a tramitar na Assembleia Legislativa (Alesc) a Medida Provisória MP 234, que institui o Programa Recomeça SC, que prevê crédito subsidiado para empresas com prejuízos que estejam sediadas em municípios com estado de calamidade pública decretado. Com isto, estimulando à reconstrução e retomada dos negócios afetados por desastres naturais ou catástrofes climáticas.
As linhas de crédito serão operadas pelo Badesc, que vai viabilizar operações entre R$ 30 mil e R$ 200 mil, com 12 meses de carência e 36 meses para pagamento. Os juros serão 100% subsidiados pelo Governo de SC, desde que os beneficiários quitem as parcelas em dia. O crédito poderá ser solicitado até 80 dias após a homologação do Decreto de Estado de Calamidade Pública.
Para o líder do Governo, deputado Zé Milton o Estado acerta em apresentar esse projeto de apoio aos empreendedores catarinenses que além, de perderem receitas com as medidas de combate ao COVID – 19, tiveram prejuízos devido às fortes chuvas, vendavais e enchentes. “O governo demonstra o olhar para o catarinense, com este projeto que é uma importante ferramenta para estimularmos e darmos forças para que as pessoas possam recomeçar suas atividades”, defendeu o parlamentar.