Os sombrienses devem receber uma surpresa bastante positiva a partir da sessão de hoje da Câmara de Vereadores. De acordo com fontes dos bastidores, vereadores devem não só aprovar, mas propor uma redução ainda maior do IPTU do município.
Numa polêmica que gerou disputa política municipal, valores propostos para reajuste do IPTU tornaram-se uma queda de braço entre setores de situação e oposição, em Sombrio. De um lado, progressistas propondo o cancelamento de aumento encaminhado pelo então prefeito Zenio Cardoso, no final de 2020; de outro, governistas tendo que explicar à população os motivos para o referido reajuste.
Devido às restrições por conta do coronavírus, a presença de público nas sessões e reuniões teve que ser impedido a partir desta semana, mas a população sombriense se mantém atenta aos desdobramentos que devem partir do Legislativo.
Mas, no que parece uma articulação bem sucedida do atual presidente, o resultado da votação do PL que quer impedir o reajuste pode ser ainda mais favorável aos combalidos cidadãos. A expectativa é de que os valores caiam ainda mais, garantindo um benefício acima ao do esperado. É esperar a sessão para ver. Caso confirmado, o presidente de primeira viagem vai ser firmando como articulador e uma espécie de ponte apaziguadora entre governo e oposição.